top of page
  • robinhobeer

Como envelopar uma geladeira ou freezer Projeto Keezer Segundo passo - envelopamento

Atualizado: 10 de set. de 2019

Aqui como fiz o envelopamento, para esconder imperfeições, riscos, amassados e demais.


Estado inicial

Forma mais simples de esconder as imperfeições

Acima uma foto dele antes do envelopamento. Para cobrir as partes quebradas, usei durepoxi, mas pode ser qualquer massa.



Passo 1

Escolha do adesivo, qual? No meu caso vinil automotivo.

Escolhi o vinil automotivo preto fosco, pois é possível escrever nele, por ser mais grosso e resistente, bem como por ser lavável. Para limpá-lo, basta passar um pano molhado ou, dependendo do local, pode lavar (cuidado apenas com as partes elétricas).



Passo 2

Aplicação a seco! Por que?

Algumas pessoas borrifam água antes de aplicar o vinil. Isso é uma prática que facilita muito, porém tem um agravante... a água que está entre o metal e o vinil, não seca, ou leva muito tempo para secar, consequentemente, enferrujará algumas peças, ou aumentará a corrosão onde já houver.


Passo 3

Recorte antes e deixe sobrando no mínimo 2 cm de cada lado. Já desenhe os furos da chapa.

Meça o tamanho da chapa que irá aplicar e deixe sobrando de 2 a 5 cm de cada lado.

Se preciso for, já faça todos os recortes de todos os detalhes antes de descolar o liner (película branca que protege a cola do vinil).


Passo 4

Lixe antes e limpe muito bem!

A fim de evitar problemas futuros, faça a limpeza dele antes. Retire toda a gordura, cubra com alguma massa os buracos, trincas e demais, lixe as ferrugens e então aplique um fundo de qualquer cor (isso será coberto pelo vinil), lixe tudo e deixe bem limpo.


Passo 5

Não toque a cola do vinil

Descole cerca de 15 cm do liner e dobre para dentro. Não toque (ou evite tocar) a cola do vinil. Isso adicionaria a gordura da mão e futuramente, poderia descolar.


Passo 6

Estique MUITO para aplicar, mesmo assim, pode ficar bolhas, que mostro no próximo passo

Não cole a parte de cima, apenas a encoste sobre a borda da geladeira ou freezer, pois iremos descolar isso logo depois, para fazer o acabamento, como mostro nas fotos a seguir.


Nessas bordas, precisamos aplicar o vinil antes de terminar a colagem, ele não estica a ponto de fazer o formato desse degrau, deve ser feito antes! Quer dizer, primeiro colamos ele de cima para baixo e depois terminamos o acabamento nessa parte de cima.


Quanto mais esticar, mais difícil fica de fazer vinco. Sério!!! Estique mesmo, fica bem fácil. A parte de cima, é por último.

Caso seja necessário, descole e cole novamente. Quantas vezes for preciso, até chegar a perfeição.

Agora sim, aplicado toda parte de baixo, descolamos a parte de cima e com uma espátula, aplicamos o vinil no degrau. Depois disso, basta fazer o restante do contorno e finalizado.


Passo 7

Bolhas! E agora? Calma, muito fácil retirar

Ao aplicar é inevitável que algumas bolhas se formem e para retirá-las, basta fazer um minusculo furo com o estilete (minúsculo mesmo! Apenas encoste a ponta do estilete, não é preciso cortar).

Com o furo feito, vá empurrando com o dedo da direção mais de fora, para o furo, como se fosse um ralo e estivéssemos puxando água. Até sumir tudo!!!



Passo 8

E os cantos? Como faço para deixar bem acabado?

Com o dedo, passe bem forte mesmo, a fim de fazer o desenho das laterais da lata. Antes de colar a parte final, faça esse contorno. Como na foto a seguir:


Passo 9

Como faço um acabamento perfeito, com o que sobrou?

Se precisar cortar um pedaço excedente e manter um acabamento perfeito, apoie o estilete na lateral do polegar

Com isso, apoie o polegar na borda da lataria e desça de forma firme e contínua. Pronto!


E ai? Legal né? Porém não acabou ai não. Temos o upgrade 2, onde adicionei mais duas torneiras e um abridor. Ficou bem legal, veja aqui.


Cheers ;-)


Quer ver o vídeo de tudo isso? Vai lá.


152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page